Como correr sem se lesionar

Sempre gostei de correr mas tinha parado por causa de uma dor persistente no joelho esquerdo. Recomecei com cuidado, devagar. Sempre com tênis adequado, com bom amortecimento, claro. Mesmo assim, depois da corrida a lombar também doía. Fazer o quê? É o preço. Bem, isso era o que eu achava. Hoje corro muito mais e não sinto mais dores nem no joelho nem na lombar. O segredo foi me livrar dos tênis emperequetados e começar a correr sem nenhum amortecimento. Explico.

Recebi um livro de presente do meu filho: Nascido para Correr, de Christopher McDougall. O autor conta sua própria história. Como eu, ele havia tentado correr e acabou parando por sentir dores diversas. Na verdade, o caso dele era bem pior do que o meu. Quando ia aos médicos ouvia sempre: “os seres humanos não nasceram para correr! Muito menos você que nem bio-tipo de corredor tem. Vai pedalar, vai nadar, faça algo que não envolva impacto”.

Encurtando a história: ele descobriu o jeito correto, sustentável, de correr. Ao final ele corre 80 quilômetros (isso mesmo, quase duas maratonas seguidas). Lendo o livro percebi o que tinha de fazer. Mudei minha passada ainda usando os tênis com amortecimento. Acabaram as dores no joelho e na lombar! Então comecei a usar calçados minimalistas, isto é, só uma proteção para a sola do pé. Primeiro o Vibram 5 Fingers, depois sandálias que eu mesmo fiz – ambos com um solado de borracha de apenas 4 milímetros sem absolutamente nenhum amortecimento. E depois descalço! Sim, descalço. Fui acostumando o pé aos poucos e com o tempo corria regularmente 7,5 km na ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Sem dores nenhumas! (Hoje voltei a correr com o 5 Fingers ou com sandálias porque desacostumei s sola dos pés devido a uma grande interrupção na prática da corrida e no momento não estou disposto a gastar o tempo necessário para condicioná-los novamente.)

Se está na dúvida sobre se correr sem amortecimento funciona considere o seguinte: o Christopher não conseguia correr nem 5km e no final corre 80km! Eu não cheguei a tanto, corri só 42km, uma maratona inteira! A conclusão do Christopher, e eu sou obrigado a concordar com ele, foi que o ser humano foi feito para correr sim; nascemos para correr! Mas o uso de calçados nos faz desaprender a correr. Começamos a correr errado e nossa neurologia não nos corrige porque o amortecimento não nos permite sentir dor no pé. Vou explicar isso num próximo post. Por enquanto vai a recomendação do livro.

Abaixo fotos do livro, do Vibram 5 Fingers, da sandália que fiz para correr e de mim mesmo após correr 42km em 4 horas e 24 minutos com o 5 Fingers.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se quiser saber como correr sem se lesionar clique aqui.

P.S.: Se quiser ler o relato da maratona e ver o percurso no mapa veja o pdf abaixo.

relato-da-maratona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s