Earthship?

Imagine um navio no mar. Ele tem de ter tudo o que é necessário para sustentar a vida dos seus passageiros. Comida, água, energia. Agora imagine esse conceito aplicado a uma residência e terá uma Earthship (uma nave de terra). Foi assistindo ao documentário “o guerreiro do lixo” (the garbage warrior) que aprendi sobre as earthships e sobre o seu criador, o arquiteto Mike Reynolds. Ele é uma pessoa de muita visão. Desde os anos 70 ele vem experimentando novas técnicas e, principalmente, novas filosofias de construção de residências. Ele viu que as redes que sustentam a humanidade hoje estão sobrecarregadas e falhando cada vez mais. A rede elétrica, a rede de água, a rede de esgoto, os sistemas de distribuição de combustível e de distribuição de alimentos. Num clima frio não se vive sem aquecimento – se morre de frio. Também não vivemos sem água e sem comida. Hoje em dia, está difícil viver sem eletricidade. Então ele pensou em construir uma casa auto-suficiente, que não dependesse de todas essas redes e sistemas. E conseguiu.

No deserto do Novo México, EUA, chove pouco e a temperatura varia de -20 a +40 durante o ano. As earthships da comunidade Novo Mundo mantêm a temperatura interna entre 17 e 23 graus o ano todo sem aquecimento e sem ar-condicionado. A casa se esfria pelo contato com o solo que tem a temperatura constante de uns 17 graus e se esquenta com o sol. As casas geram sua própria energia elétrica com painéis solares e com energia eólica. Coletam a água da chuva e da neve e depois a reutilizam. Dentro de casa há plantas que podem contribuir significativamente para a alimentação dos seus moradores. Tem mais! As paredes laterais e do fundo da casa são de pneus velhos cheios de terra bem socada! E as paredes internas contêm latas de cerveja e refrigerante e garrafas de vidro. No início essas residências eram muito feias! Agora estão bem mais bonitas.

Depois de ver o documentário eu pesquisei o assunto na internet e fiquei maravilhado. Quando fui aos EUA em 2014 fiz questão de ir conhecer de perto uma earthship. Aluguei uma delas por duas noites. Imaginei que, depois de ler tantas coisas boas na internet, o contato direto com a earthship fosse trazer algum tipo de decepção. Aconteceu o contrário. Não só era tudo o que eu havia lido como o ambiente interno era indescritivelmente acolhedor. Não é a decoração, é o ambiente: você se sente bem! Na segunda noite chegou a nevar lá fora, medi a temperatura: -1 grau. Do lado de dentro, mesmo depois de um dia nublado, estava 19,5 graus.

Aliás, o camarada vende projetos de earthships padrão (modelo global) e sob medida para qualquer tipo de clima. Ele explica o conceito no site e no youtube. Dá para aprender muita coisa.

Site oficial é earthship.org (em inglês). Nele dá para alugar earthships disponíveis dessa comunidade (há outras duas, pelo menos). Fica bem próximo da cidade de Taos, Novo México. No site você também pode conhecer projetos muito inovadores, seguros, simples e baratos para locais muito necessitados. Recomendo ver os projetos para o Haiti e para as Filipinas.

Além de visitar o site pesquise earthship e Mike Reynolds na internet e no youtube.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Melhor explicação de uma earthship (inglês com legendas em espanhol): https://www.youtube.com/watch?v=SU4GmbRnf-U

Projeto Filipinas: https://www.youtube.com/watch?v=9AdxkRtY_5E

Projeto Haiti: https://www.youtube.com/watch?v=OgCbvsuQaNw

Projeto global model: https://www.youtube.com/watch?v=N2so9hyNWxc

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s