Jejum – outras referências

Todas as culturas antigas praticavam o jejum. Nenhuma cultura moderna, que eu conheço, pratica. Todos comemos mal e demais. Admira que a saúde das populações esteja piorando?

Para mim bastariam os depoimentos e a minha experiência pessoal mas fui buscar referências. Na Bíblia, 3 pessoas fizeram jejum de 40 dias. Jesus, Moisés e Elias. Além disso, era parte da adoração dos israelitas como prática ou como voto a Deus. Sabe-se que o Deus da bíblia não aceita coisas prejudiciais à pessoa como forma de adoração (não aceita auto-mutilação, sacrifícios de pessoas, etc.) mas aceita o jejum. Então, a conclusão é que o jejum não prejudica a pessoa.

E Jesus disse, em certa ocasião, que os que jejuassem não deveriam desfigurar suas faces para parecer que estavam jejuando. Corolário: ninguém percebe quando você jejua – você teria de desfigurar sua face. E é sabido que, quando uma pessoa está mal, isso aparece na cara dela. Se a gente jejua e isso não aparece na cara é porque não faz mal.

Sei que deve haver outras referencias de outras culturas mas não cheguei a pesquisar tanto assim. Fica a sugestão para quem quiser fazê-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s