Grafologia

Não tenho estado muito ativo no blog porque estive preparando as apresentações do curso de grafologia que vou dar neste final de semana.

Assim sendo, resolvi fazer um post para apresentar a grafologia aos meus leitores.

A caligrafia da pessoa revela sua personalidade, seu subconsciente.

O mesmo sistema neural que nos dá a personalidade nos dá também a motricidade. Assim sendo, tanto as emoções quanto os traços caligráficos vêm da mesma fonte. Não admira que haja uma correlação entre eles.

Uma evidência disso é que quando uma pessoa perde a capacidade de usar a mão que usava para escrever (digamos, a mão direita) e aprende a escrever com outra parte do corpo e se torna fluente nisso (com a mão esquerda, com o pé, ou com a boca no caso dos tetraplégicos) a caligrafia da pessoa não muda. Isso acontece porque quando a pessoa começa a aprender a escrever com outro membro do corpo ela tem de fazer um esforço consciente para “desenhar” as letras. À medida que adquire prática, sua mente consciente passa a tarefa de escrever para a mente subconsciente.

Com o tempo a mente subconsciente aprende a escrever palavras inteiras em vez de letras. Ela envia para a mão/pé/boca os impulsos musculares que dizem exatamente onde começar o traço, onde parar, em que direção ir, etc. Sim, quem escreve é o cérebro; a mão, o pé ou a boca são apenas os “periféricos” que o cérebro usa para escrever.

Por isso é que à medida que a personalidade de uma pessoa muda e a ele se torna mais segura, ou insegura, por exemplo, alguns traços de sua caligrafia mudam. E quando uma pessoa está num estado alterado de sua personalidade, sua caligrafia também se altera. Além disso, pessoas que têm os mesmos traços de personalidade têm os mesmos traços caligráficos e vice-versa.

Tendo em vista o acima, a caligrafia de uma pessoa é uma janela para sua mente inconsciente, sua personalidade. Se aprendermos a “ler” os traços grafológicos aprenderemos a ler a personalidade da pessoa que os escreveu.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s