Como fazer uma rede para deitar e/ou dormir

A rede é a estrutura mais simples para uma pessoa deitar e dormir. E é muito prática. Por isso era usada por índios. Assim que os marinheiros descobridores entraram em contato com a rede a adotaram para dormir nas embarcações. Alguns marinheiros gostaram tanto que mesmo em casa passaram a dormir na rede.

Muitos acham que não dá para dormir numa rede porque imaginam que as costas vão ficar encurvadas e doer e que as pernas vão ficar hiper-extendidas, prejudicando os joelhos. Isso não acontece se você souber deitar numa rede. E é simples! Basta deitar na diagonal. A pessoa dorme quase reta. Dá para dormir de barriga para cima, de lado e até de bruços.

Illustração de The Ultimate Hang

como-deitar-na-rede

A simplicidade e o conforto da rede foram notadas pela comunidade de amantes da natureza que gostam de acampar. Muitos estão trocando a barraca pela rede. Eu troquei! Veja onde dormi 3 noites na foto acima.

Os mais relutantes são os que têm alguma dor nas costas. Mas são justamente esses que, quando experimentam a rede para dormir, jamais a deixam! Há muitos relatos de pessoas com lombalgias e dores costais que relatam não sentir essas dores quando dormem na rede em vez de numa barraca.

Uma das vantagens da rede é ser fresquinha. Por isso ela é muito confortável em climas quentes. Também pode ser usada em climas frios. Basta usar um underquilt que é, basicamente, uma coberta invertida, isto é, ela aquece a parte de baixo da rede. Ou um isolante térmico dentro do saco de dormir. Assim a pessoa não sente frio nas costas. Claro, terá de usar um cobertor normal (ou saco de dormir) por cima também para não sentir frio. Mesmo essa estrutura ainda é mais simples do que uma cama de madeira, um colchão, forro para o colchão, lençóis, cobertor e travesseiro (na rede não é preciso usar travesseiro embora alguns prefiram usar.)

Mesmo quem não gosta de dormir a noite toda numa rede não pode negar que ela é excelente para tirar um cochilo ou só para relaxar!

Outras vantagens são: 1) A rede pode ser facilmente recolhida. Isso permite melhor utilização do espaço quando durante o dia. 2) Pode ser facilmente lavada na máquina. 3) Pode ser facilmente transportada e pode ser utilizada em áreas internas e externas (na sala, no quintal ou na varanda, por exemplo). 4) A rede pode ser facilmente usada com um mosquiteiro e há redes que já vêm com mosquiteiro e zíper para entrar e sair. 5) Se não tiver paredes ou árvores para pendurar a sua rede dá para usar um suporte de rede (vamos falar deles em outro post).

A rede é relativamente barata, especialmente em comparação com uma cama. Fica mais barato ainda se você fizer a sua própria rede. E você pode fazer a sua própria rede porque é muito, muito fácil (e muito barato!) fazer uma! Se quiser aprender, veja o vídeo.

vídeo de como fazer uma rede simples

Bibliografia e ilustrações:

The Ultimate Hang, An Illustrated Guide to Hammock Camping, de Derek Hansen

Site interessante:

http://theultimatehang.com/    (em inglês)

como deitar na rede e dormir na rede faz bem à coluna (veja, ao fim, o testemunho do Claudiomar, que tem hérnia de disco):

http://www.kampa.com.br/blog/2015/07/17/como-deitar-em-redes-de-dormir/

Pesquisa mostrando que dormir na rede diminui a dor nas costas de comparado a dormir na cama:

http://mzportal.com.br/?p=15882

vídeo sobre dormir na rede e saúde:

http://recordtv.r7.com/video/pesquisa-comprova-dormir-na-rede-faz-bem-a-coluna-5255f8e70cf2fb3b5d7d91fe/

Para pesquisar na internet busque por: rede de dormir, rede com mosquiteiro, rede de nylon

3 comentários sobre “Como fazer uma rede para deitar e/ou dormir

  1. ricolag disse:

    Quando era jovem resolvi aprender a dormir na rede na varanda (não tinha ar-condicionado e ficava muito quente na cobertura onde eu morava). No terceiro dia dormi bem, muito bem. Nos primeiros dois ficava acordando.

    Curtir

Deixe um comentário