Como fazer uma rede para deitar e/ou dormir

A rede é a estrutura mais simples para uma pessoa deitar e dormir. E é muito prática. Por isso era usada por índios. Assim que os marinheiros descobridores entraram em contato com a rede a adotaram para dormir nas embarcações. Alguns marinheiros gostaram tanto que mesmo em casa passaram a dormir na rede.

Muitos acham que não dá para dormir numa rede porque imaginam que as costas vão ficar encurvadas e doer e que as pernas vão ficar hiper-extendidas, prejudicando os joelhos. Isso não acontece se você souber deitar numa rede. E é simples! Basta deitar na diagonal. A pessoa dorme quase reta. Dá para dormir de barriga para cima, de lado e até de bruços.

Illustração de The Ultimate Hang

como-deitar-na-rede

A simplicidade e o conforto da rede foram notadas pela comunidade de amantes da natureza que gostam de acampar. Muitos estão trocando a barraca pela rede. Eu troquei! Veja onde dormi 3 noites na foto acima.

Os mais relutantes são os que têm alguma dor nas costas. Mas são justamente esses que, quando experimentam a rede para dormir, jamais a deixam! Há muitos relatos de pessoas com lombalgias e dores costais que relatam não sentir essas dores quando dormem na rede em vez de numa barraca.

Uma das vantagens da rede é ser fresquinha. Por isso ela é muito confortável em climas quentes. Também pode ser usada em climas frios. Basta usar um underquilt que é, basicamente, uma coberta invertida, isto é, ela aquece a parte de baixo da rede. Ou um isolante térmico dentro do saco de dormir. Assim a pessoa não sente frio nas costas. Claro, terá de usar um cobertor normal (ou saco de dormir) por cima também para não sentir frio. Mesmo essa estrutura ainda é mais simples do que uma cama de madeira, um colchão, forro para o colchão, lençóis, cobertor e travesseiro (na rede não é preciso usar travesseiro embora alguns prefiram usar.)

Mesmo quem não gosta de dormir a noite toda numa rede não pode negar que ela é excelente para tirar um cochilo ou só para relaxar!

Outras vantagens são: 1) A rede pode ser facilmente recolhida. Isso permite melhor utilização do espaço quando durante o dia. 2) Pode ser facilmente lavada na máquina. 3) Pode ser facilmente transportada e pode ser utilizada em áreas internas e externas (na sala, no quintal ou na varanda, por exemplo). 4) A rede pode ser facilmente usada com um mosquiteiro e há redes que já vêm com mosquiteiro e zíper para entrar e sair. 5) Se não tiver paredes ou árvores para pendurar a sua rede dá para usar um suporte de rede (vamos falar deles em outro post).

A rede é relativamente barata, especialmente em comparação com uma cama. Fica mais barato ainda se você fizer a sua própria rede. E você pode fazer a sua própria rede porque é muito, muito fácil (e muito barato!) fazer uma! Se quiser aprender, veja o vídeo.

vídeo de como fazer uma rede simples

Bibliografia e ilustrações:

The Ultimate Hang, An Illustrated Guide to Hammock Camping, de Derek Hansen

Site interessante:

http://theultimatehang.com/    (em inglês)

como deitar na rede e dormir na rede faz bem à coluna (veja, ao fim, o testemunho do Claudiomar, que tem hérnia de disco):

http://www.kampa.com.br/blog/2015/07/17/como-deitar-em-redes-de-dormir/

Pesquisa mostrando que dormir na rede diminui a dor nas costas de comparado a dormir na cama:

http://mzportal.com.br/?p=15882

vídeo sobre dormir na rede e saúde:

http://recordtv.r7.com/video/pesquisa-comprova-dormir-na-rede-faz-bem-a-coluna-5255f8e70cf2fb3b5d7d91fe/

Para pesquisar na internet busque por: rede de dormir, rede com mosquiteiro, rede de nylon

2 comentários sobre “Como fazer uma rede para deitar e/ou dormir

  1. ricolag disse:

    Quando era jovem resolvi aprender a dormir na rede na varanda (não tinha ar-condicionado e ficava muito quente na cobertura onde eu morava). No terceiro dia dormi bem, muito bem. Nos primeiros dois ficava acordando.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s