Trabalho nas alturas? Agora posso!

Em Dezembro 2019 fiz um curso: trabalho em altura. O curso é para ensinar a usar equipamento seguindo uma norma internacional de segurança. No final há uma prova teórica e uma prática. Passei nas duas e agora, por três anos, tenho certificação IRATA, nível 1, para trabalhar em altura.

A idéia básica é trabalhar com segurança. Aprendemos a manusear corretamente equipamento , cordas, a dar nós, fazer ancoragem e algumas manobras como subir corda, descer, trocar de corda no alto, passar por obstáculos como nós na corda ou vigas no trajeto, progredir horizontalmente pendurado em elementos estruturais horizontais e outros.

Uma das premissas da norma é estar sempre seguro por duas vias independentes (duas cordas, dois sistemas de segurança). A necessidade de um padrão seguro surgiu com o aumento dos trabalhos em altura em edifícios e estruturas industriais. Com a implementação do padrão os acidentes caíram drasticamente.

Infelizmente, depois do curso não houve oportunidade ainda de colocar em prática o aprendizado! Mas certamente haverão oportunidades futuras.

(Não que a gente já não andasse pendurado antes!)

Um comentário sobre “Trabalho nas alturas? Agora posso!

  1. Jancy disse:

    Poxa isso sim é aproveitar bem o tempo!
    Gostei de ter recebido uma notificação do seu novo post.
    Usar o tempo para aprender algo novo que proteja a vida das pessoas é espetacular. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário